quinta-feira, 17 de julho de 2008

A MULHER DA PASTILHA ABENÇOADA

Quem nunca andou de ônibus e já se deparou com a cena de estar sentado e de repente, uma pessoa chega e começa a discursar, sobre o amor entre as pessoas, a coisas boas que Deus faz e no final do diálogo, oferece balas, chicletes ou melzinhos para os passageiros comprarem? Algo comum na nossa sociedade não?!
Se você parar e observar, essas pessoas costumam usar roupas de vestes simples, demonstrando que realmente estão necessitadas de dinheiro e por isso fazem aquele tipo de trabalho. Mas desta vez foi diferente. Hoje cedo fui à faculdade pegar umas declarações e quando estava no ônibus voltando para casa, conheci uma mulher que chegou como uma espécie de ‘vulto’ desejando ‘bom dia’ aos passageiros e se apresentando. Ela tinha as mesmas características dessas pessoas, só que uma coisa nos chamou atenção no ônibus. Ela estava muito bem vestida, de bolsa, maquiada e usava aparelho nos dentes (algo que para ser mantido possui altíssimo custo).
O que uma mulher bem vestida e eloqüente fazia vendendo balinha no ônibus? Acredito que muitas pessoas estavam se questionando sobre isso, assim como eu. Ela falava sobre as parábolas de Jesus, citava frases sobre felicidade com sua voz suave e acolhedora. E um certo momento ela respondeu: “Eu fiquei desempregada há três meses atrás, e hoje vocês me vêem bem vestida porque eu trabalho em uma empresa maravilhosa. E continuo fazendo este tipo trabalho porque foi através dele que eu me reergui quando estava passando necessidades tendo que arcar com as despesas de casa com as minhas duas filhas.”
A maioria das pessoas que encontramos fazendo isso nos ônibus, costumam ser bem mais humildes no jeito de falar. Umas fazem discursos decorados e quase cantando, outras falam tudo errado e ninguém entende nada. E aquela mulher chamou atenção não pelo fato de estar fazendo aquele tipo de trabalho. Isso é comum de as pessoas presenciarem, como mencionei no início da conversa. Mas chamou a atenção justamente pela maneira inusitada de se vestir (perante a situação), pela sua simpatia e tranqüilidade na hora de falar e pela vontade que ela tinha de transmitir a mensagem de Deus para as pessoas, mesmo que tenha conseguido um emprego melhor. Eu não tenho religião, mas a vi, senti algo bom quando falava, dava para ver nos olhos dela que ela gostava do que estava fazendo. E afirmo que se ela fizer faculdade, 90% de certeza de que ela fará psicologia. Isso se ela já não tiver a graduação. (risos)
A mulher da pastilha abençoada mostrou que todo problema na vida têm sua solução. Essa foi uma mensagem de esperança para nós que vivemos em uma sociedade com um mundo tão descompassado e frustrador perante nossos conhecimentos e convívios. Foi um grande exemplo para muitas mulheres e homens que pensam estar num túnel sem luz no final dele.
Ah! Já ia me esquecendo, ela vendia pastilha de freegells, compra a de chá verde, recomendo.

9 comentários:

  1. adorei o texto, bem que as pessoas poderiam ser como ela, rs

    (:

    ResponderExcluir
  2. Eu simplesmente adorei esse texto, nao porque se trata de um amigo que escreve, mas sim pelo fato dele ter mostrado uma realidade quase utopica. Parabéns Helisson, por ser um pensador e nos transmitir suas ideias!

    ResponderExcluir
  3. Que bontinho seu texto. Está no curso certo rapaz. Você usa muito bem as palavras, fará sucesso! Gostei de ver! tem futurooo viu...
    bjãooo do amigo aki

    ResponderExcluir
  4. Como sempre surpreendente,inteligente, verdadeiro, engraçado, criativo...te desejo muita sorte na carreira que escolheu!!! Me tornarei uma visitante asidua do teu blog...Beijos da sua amiga e eterna admiradora.

    ResponderExcluir
  5. A garota das balas...
    gostei muito da sua forma de se expressar,mostra siceridade e amor no que faz.Gostaria muito de conhece-lo melhor e mostra que este Deus que tem feito maravilhas em minha vida,tem um plano maravilhoso para sua,e ainda ele vai te usar muito pois ele te ama e concedeu lhe um maravilhoso dom do qual ele ja tem te usado atraves dele...NAO SOU MUITO BOA NA ESCRITA MAS TUDO QUE FALEI DE VC FOI DO FUNDO DO CORAÇÃO PARABENS SUCESSO MAS NUNCA SE ESQUEÇA DE QUE TE CRIOU E DEDIQUE UM POUCO DO SEU TEMPO EM CONHECE LO MELHOR,E NAO A MELHOR MANEIRA DE CONHECE LO ATRAVEIS DE SUA PALAVRAS(biblia).Quando quiser bater um papo vc sabe onde me encontrar!

    ResponderExcluir
  6. adorei o texto!
    meu amigo como sempre, escreve muito bem, para nós leitores pareçe q estamos dentro desse onibus e ouvindo essa mulher...
    amigo tenho ceteza q vc vai ser um sucesso como jornalista!
    abraços..

    ResponderExcluir
  7. AMIGO, *-*

    A figura de linguagem que você citou faz parte da natureza do escritor. O escritor sente tudo em tamanho amplificado. Se tivesse que qualificá-lo, eu diria, sem medo de errar, mesmo que poucas as vezes em que estive em contato com os seus textos, que o você é uma pessoa de intensa cerebração(de cérebro), de amplos e variados conhecimentos, de interesses ecléticos, e um domínio excepcional da palavra. Encanta-me tua inspiração. tua inspiração é generosa, por isso a tua vida vai ser longa bastante, vai viver mais que dercy, para se fazer conhecer pelos teus livros. PARABÉNS!

    ResponderExcluir
  8. Nossa adorei o texto. Mt interessante.
    Voce escreve mt bem amore.
    Parabens continue assim
    BjOs

    ResponderExcluir